sexta-feira, 9 de março de 2018

Cansamos do Plone

Desde que lançamos o NIPPO Brasília em 2005 utilizamos o Plone como CMS. Na época, e por um bom tempo, foi um dos melhores e rápidos gerenciadores de conteúdo existente.

Enfim, de fevereiro/2016 iniciamos a análise e migração dos dados de Plone para o Wordpress. E, em 22/05/2016, foi inaugurado o novo Portal NIPPO Brasília (https://nippobrasilia.com.br) em nova plataforma.

Por que deixamos o Plone?!

Ainda hoje, o Plone existe como uma grande comunidade e traz novidades. Então, por que deixamos de usar o Plone?! São três as razões principais, 1-hospedagem cara, 2-dificuldade de manutenção e 3-dificuldade na adaptação a novas tendências.

1-Hospedagem cara

Hospedar Plone sempre foi complicado, não é qualquer provedor que possui equipe para sua hospedagem e manutenção, então, por sua especialização, torna-se único e, portanto, mais caro.

Infelizmente, não dá para hospedar Plone em ambiente compartilhado pois falta acesso a áreas técnicas para sua instalação e manutenção, o que torna o processo de escolha complicado. Quando é possível, a falta de memória suficiente faz com que o Plone seja reiniciado quando há aumento de demanda. Enfim, é preciso uma hospedagem específica.

2-Dificuldade de manutenção

Manter um ambiente Zope/Plone é complicado, requer muito conhecimento técnico mesmo para situações relativamente simples. E esse conhecimento também envolve o ambiente na qual se roda, seja Windows, Linux ou outros.

É estranho, mas, dificilmente encontramos uma ajuda na comunidade Plone. Mesmo situações aparentemente simples, parece ser restrito, não haver interesse na ajuda ou divulgação. Isso, infelizmente, faz com que você tenha que aprender e fazer por você mesmo.

3-Dificuldade na adapção a novas tendências

A web deixou há muito de ser estática e está muito mais dinâmica a cada instante. Então, fazer upgrade do Zope/Plone começou a ficar muito complicado. Atualizações significavam novas adaptações, pois, o upgrade nem sempre funcionava simplesmente, sempre alguma coisa falhava.

Atualizar, também, em ocasiões, significava mais exigências de memória e, como explicado acima, uma dos requisitos da hospedagem é memória. Ou seja, manter-se atualizado exigia mais e mais recursos, significando hospedagem mais cara.

Plone

Criar e manter sites Plone sempre foi difícil, oneroso, muito técnico e sem ajuda da comunidade. Técnico por demais!!!

Mudamos para Wordpress e deveríamos tê-lo feito há mais tempo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário